Páginas

sexta-feira

Dilma visita o Complexo

COMPLEXO DO ALEMÃO/RIO

A presidenta Dilma Rousseff inaugurou a operação dos teleféricos que ligam as 12 comunidades do Complexo do Alemão, um dos compromissos da visita que fez nesta quinta-feira, ao Rio.


O evento contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes, dos comandantes das Forças Armadas e das Forças de Ocupação, representantes da  EMOP, PMERJ e Corpo de Bombeiros, além de lideranças comunitárias locais e do Coordenador-Geral da CUFA, Mv Bill.

Apesar do frio, moradores do Complexo compareceram e depois da cerimônia, utilizaram os teleféricos que  já operam em integração com a Supervia.

Após o discurso, Dilma se retirou para um compromisso no quartel das Forças de Ocupação, sem dar entrevistas.

GRATUIDADE PARA MORADORES
Os moradores do Complexo receberão dois bilhetes por dia, facilitando o deslocamento para o trabalho, escola e dentro da própria comunidade. Os turistas pagarão um valor ainda não divulgado para trânsito livre durante um dia.

 A BELA PAISAGEM DO RIO

O ator Marcos Frota, que visitou os teleféricos, acompanhou as equipes do Jornal Voz da Comunidade (Rene Silva), Descolando Idéias (Raull Santiago), Jornal da Maré/Redes da Maré e Diário de Um Ativista, numa viagem pelo teleférico e ficou encantando com a visão que teve do alto do Morro “é realmente uma cidade linda”, afirma.
Marcos Frota, coordenador da UniCirco, projeto que, através da arte-educação e das práticas circenses, integra jovens e adolescentes de comunidades carentes, acredita que esse momento é de esperança para os moradores do Complexo e que todos os esforços devem ser feitos para as próximas gerações “não podemos perder esse entusiasmo. As crianças devem ser a prioridade, com certeza se os investimentos continuarem, elas terão um futuro muito diferente.”

IMPRENSA DA FAVELA PRESENTE

As credenciais para o evento foram dadas pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, através de Francisca, que valorizou a participação de veículos de comunicação das favelas presentes no evento, tendo acesso em pé de igualdade com os demais órgãos de comunicação.

No Camarote de Imprensa, o Jornal da Maré/Redes da Maré foi o único veículo de comunicação das favelas presente, ao lado de cinegrafistas da Globo News, Associated Press, entre outros.

“É muito importante ver a favela filmando e fotografando conosco, contribuindo com a sua visão” afirma Jorge Santos, cinegrafista. 

No entanto, o Voz da Comunidade também esteve presente entrevistando e realizando uma cobertura completa, que pode ser acessada no Portal Voz das Comunidades:

www.vozdacomunidade.com.br







O QUE MUDOU

Desde antes da ocupação, o Diário de Um Ativista acompanha atividades de ONGs e lideranças no Complexo. Por ocasião das operações militares e dos trabalhos desenvolvidos no AfroReggae, a busca por informações é constante, com a finalidade de realizar uma análise do antes e depois da ocupação.

Do ponto de vista de urbanização, algumas obras de pavimentação, esgoto e regularização das conexões da rede elétrica começaram logo em novembro e se expandem para dentro das vias principais da favela.

O comércio segue ativo, a esmagadora maioria dos moradores consome nos mercados, famárcias e lanchonetes locais.

Houve inaugurações de academia comunitária (Santander), cinema popular e atividades relacionadas ao audiovisual (Prefeitura, Telefonica) mas, há muito que se fazer em termos de projetos de integração social.
 
Além do mais, nas residências em partes altas, o saneamento é precário e a coleta de lixo não é feita com freqüência.

Há reclamações de moradores no que diz respeito a liberdade para encontros e eventos. Os bailes, pagodes e sambas de roda só podem ser realizados com autorização das forças militares.

Na semana passada, representantes dos comandos das UPPs e da Secretaria de Segurança Pública prometeram realizar uma reunião para discutir essas questões em áreas onde existem ocupações. Sobre isso, leia o encontro com Marcelo Freixo, Adriana Facina e MC Leonardo, presidente da APA Funk, que debateram o tema: Favela, Cultura e Segurança. Confira matéria AQUI <<  

Nenhum comentário:

Postar um comentário